Educação Financeira
Por Teresa Tayra
Acessibilidade à educação financeira é fundamental
Índices mostram como a falta de Educação Financeira afeta toda uma sociedade. Nas empresas, os problemas financeiros afetam diretamente a produtividade, principalmente com aumento das faltas e fatores que levam a o colaborador a perder o foco em suas funções.
As escolas formam excelentes profissionais, porém muitos deles são incapazes de conquistar o sucesso financeiro em suas vidas produtivas. E as famílias são afetadas diretamente, considerando as discussões entre cônjuges e filhos por desejos não alcançados.
A sociedade deve compreender a importância da Educação Financeira. E que ela não é uma ciência exata, é humana, é comportamental. Saber que um indivíduo é educado financeiramente é constatar os comportamentos dele perante o consumo e perceber que priorizar os sonhos e realizações deve estar acima desse consumo.
Os números em conta bancária não definem se uma pessoa é educada financeiramente. O que define o indivíduo educado financeiramente é como ele planeja, orça e realiza seus sonhos de curto, médio e longo prazo dentro de seus atuais ganhos financeiros. Sem essas informações em nossas formações, ou seja, sem a apresentação deste tema para as crianças, o resultado tende a ser novos profissionais endividados já em seu primeiro emprego.
A educação financeira é um aprendizado constante como qualquer conhecimento, e deve estar presente em todas as nossas fases. Não existe idade limite, sempre é hora de melhorar nossas atitudes em prol da realização de nossos objetivos. Afinal, sonhos materiais e não materiais exigem recursos financeiros para realização.
A educação financeira é uma ferramenta de combate a desigualdade econômica, pois estimula o indivíduo para focar em suas realizações, entender como o tempo é um aliado em nosso planejamento. Uma pessoa consciente sobre essas informações transforma a si própria, seu entorno, sua família, seu bairro e sua comunidade.
O Brasil ainda tem, muito a desenvolver sobre o tema, mas ações importantes estão sendo tomadas, principalmente em escolas, empresas e outras entidades, que introduziram programas de educação financeira em suas instituições. Programas esses que oferecem ótimos resultados e, mais que tudo, transformações inspiradoras.
Teresa Tayra é Educadora Financeira e Diretora de Relacionamento da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros