Select Page

TEMPO, ESCOLHAS E PRÁTICAS

MARILENA LINO DE ALMEIDA LAVORATO

11/04/2017

A cada minuto que passa uma escolha é feita em nossa vida. Se nada fizermos neste minuto, não significa que a escolha não foi feita. O tempo não para, e de todos os ativos, é o mais valioso que dispomos. Ele é imponderável e cruel com quem não lhe dá a devida atenção e valor.

O tempo e as escolhas são nossos companheiros inseparáveis. Na vida profissional, se estamos a frente de projetos que mobilizam pessoas para sua realização, temos a oportunidade de fazer escolhas que definirão a nossa capacidade de liderança. Se integrantes de uma equipe, teremos escolhas que determinarão a qualidade da convivência produtiva, fator primordial para o exito de qualquer projeto. E em ambos os casos, de novo, serão as escolhas que farão a diferença. Em cada escolha, terá inicio uma prática.  Em cada prática, uma marca. E num conjunto de práticas, uma trajetória, e um legado.

O tempo será implacável e justo

São as práticas que definem quem somos ou quem fomos (pessoas fisícas ou jurídicas). Para elas será dedicado nosso mais valioso patrimônio, o tempo. E são nelas que deixaremos nossas marcas.  Não importa o lugar que ocupamos em uma organização (ou no mercado). Se no topo ou na base, o velocímetro continuará a girar e nós a fazermos escolhas que definirão práticas que farão a diferença, para o bem ou para mal. E em qualquer um dos casos, o tempo será implacável, porém justo.

Marilena Lino de Almeida Lavorato é ambientalista, Fundadora do Instituto MAIS, e idealizadora do Programa Benchmarking Brasil de certificação de boas práticas socioambientais