Select Page

Pedro Cortes

Professor Associado da Escola de Comunicações e Artes da USP – Departamento de Informação e Cultura. Professor convidado da Universidade do Porto (Portugal), onde é orientador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências e Tecnologias do Ambiente. No México, é professor convidado da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo. No Chile, é professor convidado da Universidad Tecnológica Metropolitana e da Universidad de la Frontera. Na Argentina, é professor convidado da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional de Quilmes. Coordena a Rede Internacional de Estudos Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade RIMAS [www.rimas.academy] que congrega pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Equador, Portugal e Espanha. Organiza, anualmente, o S-RIMAS (Seminário da Rede de Estudos Sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade). Fez Pós-Doutorado na Universidade do Porto, Portugal (2015), É consultor para avaliação de revistas científicas para a Coleção SciELO Brasil [projeto fomentado pela FAPESP/BIREME/CNPq] e editor executivo da Revista Ambiente & Sociedade (indexada na Web of Science, Scopus e SciELO). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Gestão da Sustentabilidade, pesquisador dos Grupos de Pesquisa (CNPq) “Núcleo de Pesquisa e Tecnologia em Produção Científica” e “Inovação e Sustentabilidade” e membro do grupo de pesquisa “Meio Ambiente e Sociedade” do Instituto de Estudos Avançados da USP.

3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Hoje vou conversar com vocês sobre a importância da reciclagem, e algumas coisas, que podemos fazer antes da reciclagem e que compõem um processo, que pode fazer com que a gente não só cuide do meio ambiente mas também economize dinheiro. A reciclagem ela é importante e todo mundo sabe disso, basta ver o exemplo ainda as latinhas de alumínio. Saiba mais

 

Espécies Invasoras

Vamos conversar sobre espécies exóticas e invasoras, mas antes que você pense que esse é um vídeo sobre ETs, Ovinis, sobre discos voadores ou coisas do tipo, não. A gente vai conversar sobre um tema que afeta as cidades de diferentes tamanhos e também afeta o campo. Uma espécie exótica é aquela que se encontra fora da sua área de distribuição natural. Saiba Mais

 

As Armadilhas do Consumo #1

Vamos conversar sobre algumas estratégias utilizadas pelas empresas pra fazer com que a gente consuma mais, como há muito material a respeito desse tema, eu dividi em dois vídeos para que não ficasse uma apresentação muito extensa. Se você está preocupado em reduzir o consumo especialmente num período de crise esses dois vídeos têm informações interessantes pra você. Ao evitar o consumo desnecessário nós reduzimos a demanda por recursos naturais diminuímos a quantidade de resíduos e economizamos dinheiro, então tudo isso pode ser obviamente muito interessante pra pra gente. Saiba Mais

As Armadilhas do Consumo #2

Vamos dar seqüência à conversa sobre algumas estratégias utilizadas pelas empresas para fazer com que a gente consuma mais. No vídeo as armadilhas do consumo número 1 eu conversei com vocês sobre técnicas mais convencionais pra levar as pessoas ao maior consumo. Hoje vamos conversar sobre obsolescência tecnológica que é muito utilizado na

área de TI de tecnologia da informação. Saiba Mais

 

Construções Sustentáveis

Hoje vamos conversar sobre construções sustentáveis, que é um tema que tem interessado a um número cada vez maior de pessoas. quando a gente fala em construção sustentável basicamente a gente tem que considerar três aspectos: projeto, materiais e gerenciamento do canteiro de obras. no projeto por exemplo o engenheiro arquiteto ele pode privilegiar sistemas de ventilação natural isso reduzirá o uso de ventilador ou a necessidade de aparelhos de ar condicionado. Saiba Mais

 

Economizando Energia Elétrica

Muita gente se preocupa em economizar energia elétrica especialmente em um período de crise, mas além de economizar dinheiro quando a gente reduz o consumo de energia elétrica nós estamos ajudando o meio ambiente, isso porque no brasil boa parte da energia elétrica ela é gerada em usinas hidrelétricas ou termelétricas, na prática quando economizamos energia elétrica estamos economizando água nas usinas hidrelétricas ou reduzindo o consumo de combustíveis fósseis como gás, óleo e carvão nas termoelétricas. Saiba Mais.

 

Paredes e Telhados Verdes

Muitas cidades têm crescido o uso de telhados e paredes verdes que são jardins construídos, nos telhados ou nas paredes externas das edificações, mas quais são os benefícios que isso pode gerar? Vejamos. Eles ajudam na absorção da água da chuva e colaboram para reduzir as enchentes, aumenta o isolamento térmico das edificações, então as casas ou edifícios aquecem menos no verão e esfriam menos no inverno. Saiba Mais.

 

A Inspeção Veicular Pode Voltar

A nova gestão da prefeitura de São Paulo está cogitando a volta da inspeção veicular, o novo secretário do verde e do meio ambiente Gilberto Natalini mostrou se favorável ao retorno da inspeção veicular. Eu imagino que muita gente não gosta dessa medida mas ela é importante e vou explicar o porquê. Saiba Mais.

 

 

Espécies Exóticas e Invasoras

Constantemente nós estamos sob ameaça de espécies exóticas ou invasoras especialmente durante o verão. vou explicar, suponha que você mora em uma região tropical e resolva plantaram pinheiro europeu, como esse pinheiro não é uma espécie nativa na região tropical ele é chamado de espécies exóticas e isso pode gerar alguns problemas. Saiba Mais.

 

 

Cidades Sem Diesel

A discussão sobre qual a melhor fonte de energia utilizada nos veículos das médias e grandes cidades, é algo que preocupa muita gente. A um outro vídeo sobre o mesmo tema aqui neste canal. No final de 2016 durante a cúpula C40 que reúne representantes das 40 maiores cidades do mundo, as prefeituras de Paris, Madri, Atenas e Cidade do México firmaram um acordo para banir os veículos movidos a diesel. Saiba Mais

 

 

Sugestões Para os Novos Prefeitos
Se os novos prefeitos das médias e grandes cidades adotarem algumas medidas ambientais, eles vão economizar dinheiro, darão mais qualidade de vida às pessoas e vão ajudar a natureza, ou seja, todos ganham com isso. Vou citar algumas medidas mas isso não significa uma ordem de prioridade. A primeira delas é trabalhar efetivamente com a reciclagem do lixo

isso diminui a quantidade de resíduos nos aterros e gera empregos para a população de baixa renda , alem de preservar recursos naturais. Saiba Mais.

Carros fazendo 22 km/l – Veiculos Híbridos e Elétricos

Muita gente não sabe ainda mas há uma discussão grande sobre qual a fonte de energia mais adequada aos veículos nas médias e grandes cidades, isso porque há uma preocupação com a poluição do ar e com a redução das emissões. Paris, Madri, Atenas e Cidade do México se comprometeram a banir o uso do diesel até 2025 a um vídeo específico sobre isso aqui no canal. Alemanha está promovendo o uso de energias mais limpas nos veículos. Saiba Mais.

Fraudes das Montadoras de Veículos

Algumas montadoras de automóveis estão sendo investigadas por supostamente fraudarem os sistemas de controle de poluentes. Veja como isso funciona, antes de um novo modelo receber autorização para ser vendido a montadora tem que homologar esse modelo e comprovar que ele está de acordo com os níveis máximos permitidos para uma série de poluentes. Esses testes são realizados em condições pré estabelecidas e de conhecimento público. Saiba Mais.

 

Híbrido Amortizando o Investimento

Depois do vídeo sobre carros híbridos e elétricos, algumas pessoas me perguntaram em quanto tempo a maior economia de um carro híbrido compensa o seu preço maior. considerando que um Prius da Toyota quase 22 quilômetros por litro na cidade utilizando gasolina, vamos fazer a comparação com o modelo com padrão equivalente. vamos pegar o Corolla XZI e que faz 8,5 quilômetros por litro na cidade e também utilizando gasolina. Saiba Mais.

 

 

Zika Vírus e o Clima

Sempre que possível tem insistido na importância do estudo do clima, pois ele tem impacto direto em uma série de atividades, e agora tem mais um trabalho mostrando isso. Um estudo desenvolvido pela universidade de Liverpool, Inglaterra recém-publicado, mostra que a transmissão do vírus causador da Zika aumentou durante o último fenômeno El Niño, que teve início em meados de 2015 e durou até quase a metade de 2016. Saiba Mais.

 

 

Jornal da USP – Reciclar é Suficiente?

Reciclar, é um tema muito atual, reciclar é suficiente? Muito se fala em reciclagem mais por exemplo, por que que a gente produz tanto lixo, que é claro, agente recicla aquilo que produz, não teria também que diminuir a produção de lixo. Porque que fabricamos tanto lixo e depois obviamente temos que achar soluções viáveis para todo este trambolho que fabricamos. Esse é o nosso tema que vamos conversar com o professor Dr Pedro Luiz Côrtes. Saiba Mais.

 

 

 

 Jornal da USP – O que é Economia Circular?

Ambiente é nosso, mais um tema muito importante dessa série que estamos apresentando aqui pra você. O tema de hoje é o seguinte, você já ouviu falar sobre economia circular? O que é lixo pra um pode ser matéria prima para o outro, todas as questões tem sempre os dois lados, e a iniciativas que reduzem a geração de lixo conjuntamente com o reaproveitamento. Saiba Mais.

 

 

 

Jornal da USP – Educação Ambiental em Perspectiva

Agora mas vamos falar sobre o projeto O Ambiente é o nosso Meio, professor Dr Pedro Luís Cortez professor associado departamento de informação e cultura da Eca, coordenador da rede internacional de estudos sobre meio ambiente e sustentabilidade, editor executivo da revista ambiente e sustentabilidade, autor dos projetos aqui conosco no estúdio. Saiba Mais.

 

 

Nós vamos agora, mais uma vez mergulhar nos temas do meio ambiente, vamos conversar com o professor Pedro Luiz Côrtes professor da ECA e que desenvolve o projeto o ambiente é o nosso meio. Muito bem onde a gente vai falar sobre construções sustentáveis ou seja crescido muito interesse nesse tipo de construção chamado de correto, ambientalmente correto. Saiba Mais

 

 

 

Vamos mudar de assunto e falar sobre poluição do ar, toda semana trazemos temas relacionado ao meio ambiente. Estamos aqui com o professor Pedro Luiz Côrtes professor da ECA e que desenvolve o projeto o ambiente é o nosso meio. Vamos falar sobre poluição do ar, que é uma das grandes preocupação metrópoles como São Paulo. Saiba Mais 

 

 

 

Entrevista para o Jornal da USP sobre greenwashing, o falso marketing ambiental. O greenwashing ocorre quando as empresas ou produtos fingem ser amigas do meio ambiente, quando na verdade não são. Saiba Mais.