Select Page

João Alexandre Paschoalin

Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal), Doutorado e Mestrado em Engenharia pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp e graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras/UFLA.
É professor da Universidade Nove de Julho (Uninove) no curso de Engenharia Civil em disciplinas voltadas a Geotecnia e Mecânica dos Solos. Também é professor pesquisador do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS/Uninove) atuando em projetos e pesquisas relacionadas ao gerenciamento de resíduos sólidos, com ênfase naqueles gerados pela construção civil. Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS/Uninove), onde desenvolve pesquisas relacionadas ao estudo de tecnologias de materiais alternativos e construções sustentáveis, tendo, ao todo, orientado diversas dissertações acerca deste tema. Também desenvolve atividades técnicas como consultor na empresa GeoConceito Engenharia Consultiva. Autor de diversos artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros.  Faz parte do quadro de revisores científicos de diversas revistas nacionais e internacionais.

SETOR DA CONSTRUÇÃO E A GERAÇÃO DE RESÍDUOS: A NECESSIDADE DE DISCUSSÃO DE UM NOVO PARADIGMA

Os benefícios proporcionados pela construção civil são indiscutíveis. Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), mencionada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a cadeia produtiva da construção representava em 2009 cerca de 8,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e empregava mais de 10 milhões de pessoas. Saiba Mais.