17 objetivos para a humanidade se desenvolver de modo sustentável
ODS 1: Erradicação da Pobreza
ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável
ODS 3: Saúde e Bem-Estar
ODS 4: Educação de Qualidade
ODS 5: Igualdade de Gênero
ODS 6: Água Potável e Saneamento
ODS 7: Energia Limpa e Acessível
ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
ODS 9: Industria, Inovação e Infraestrutura
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima
ODS 14: Vida na Água
ODS 15: Vida Terrestre
ODS 17: Paz, Justiça e Instituições Eficazes
ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação
Os 17 ODS com 169 metas foram assinados por todos os 193 Estados-Membros da ONU que se comprometeram com a agenda 2030 para melhoria de 5 pontos cruciais: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias da seguinte forma:
Pessoas
Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
Planeta
Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.
Prosperidade
Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
Paz
Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.
Parceria
Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.
Fonte: ONU
Por Marilena Lavorato, idealizadora do programa Benchmarking Brasil e Presidente do Instituto MAIS
Publicado originalmente no Portal Vya Estelar. Para ver outros artigos publicados, siga para: https://www.vyaestelar.com.br/colunistas/posts/50/marilena-lavorato