VII Fórum de Sustentabilidade – Novembro 2017
Hoje foi realizado o ultimo evento presencial do calendário 2017 de fóruns de sustentabilidade no auditório ABINEE – Av. Paulista, 1439, em São Paulo.
Na programação, especialistas, pesquisadores e jovens talentos das inovações verdes para compartilharem visões e soluções sustentáveis em “Educação, Informação e Comunicação Socioambiental”, um dos eixos temáticos do Programa Benchmarking Brasil, um respeitado selo de sustentabilidade. Cases, Projetos e APPs certificados pelo Benchmarking Brasil em 2016, e alinhados com os ODS 4, 9, 12 e 17 foram apresentados no fórum.
A programação contou com 8 expositores em 5 apresentações temáticas e uma atividade interativa desenvolvidas na seguinte ordem e forma:
Os convidados especiais, Giuliana Preziosi, consultora e apresentadora, fez um breve relato da sua volta ao mundo em 530 dias visitando 37 países dos 5 continentes, sob o prisma da sustentabilidade.
Já Henrique Mendes, analista de sustentabilidade da ABINEE (Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica) apresentou a Cartilha de “Requisitos Ambientais para Compras Públicas Sustentáveis de Impressoras e Suprimentos”, destacando que o governo é um grande comprador e por isto, muito necessário a conscientização e adesão aos critérios apresentados na cartilha.
Os cases, projetos e aplicativos Benchmarking foram apresentados por gestores, pesquisadores e jovens talentos das inovações verdes.
Basílio Blachechen, Coordenador Museu Regional do Iguaçu Copel (PR) apresentou o Case “Museu 15 anos de história” certificado Benchmarking, modalidade senior, edição 2016.
Paulo Ricardo B. Mesquita, professor orientador da Universidade Nove de Julho – Uninove, apresentou o APP “Banco Imobiliário” certificado Benchmarking, modalidade Hackathon, edição 2016.
Davi Carvalho Almeida e Larissa Ferreira da Silva, alunos do SENAI Almirante Tamandaré, apresentaram o projeto “Armário para Deficientes” certificado Benchmarking, modalidade Junior, edição 2016.
A atividade interativa ficou sob a responsabilidade de Ricardo Oliani, um dos fundadores da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável) e Mauricio Gibrin da Waba Waba. Eles aqplicaram um game interativo de sustentabilidade que fez a platéia pensar e fazer escolhas com base nos benefícios sociais, ambientais e econômicos. No final, um breve debate entre os os expositores e publico foi realizado.
Um publico seletivo, interessado e participante esteve presente no ultimo fórum de sustentabilidade de 2017. E o calendário 2018 dos fóruns de sustentabilidade já está disponível nos sites do Instituto Mais e do Programa Benchmarking Brasil.