Select Page

SUSTENTABILIDADE – PRESENTE E FUTURO

MARILENA LINO DE ALMEIDA LAVORATO

11/05/2017

O termo sustentabilidade traz no seu DNA o futuro. Trabalha-se para não comprometer o futuro das próximas gerações, o futuro dos recursos naturais, o futuro da segurança social e econômica, o futuro do futuro.  E, o nosso futuro comum sempre será resultado das nossas práticas presentes.

Talvez por isto, a sustentabilidade tenha muitos simpatizantes e poucos praticantes.  Todos sonham com um futuro melhor, mas poucos conseguem realiza-lo com o êxito que se espera. Entre a intenção e a realização há uma grande distância, e como diz o ditado, de boa intenção o inferno está cheio.

A regra do mercado é lógica e implacável para com seus “Players”, e esteja certo, inclui a variável socioambiental. Poucos ainda se deram conta disto. Pensam e agem da mesma forma de décadas atrás. Argumentam que se deu certo até agora, dará certo daqui para frente. Mas a fila anda, o tempo muda e as lideranças se alternam. O mercado não é estático, e a inovação sempre conta.

EMPRESAS INTELIGENTES TRATAM A SUSTENTABILIDADE COMO UMA NOVA FRONTEIRA DE INOVAÇÃO

Mas nem tudo está perdido, e as empresas inteligentes estão tratando a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação.  Ganham dinheiro e geram valor a sociedade. Provam que sustentabilidade e competitividade não são excludentes, pelo contrário, são complementares. Hoje, mesmo com a crise que vive o país, estas empresas não sacrificam investimentos nesta área porque já conhecem seus benefícios, e sabem que a sustentabilidade quando bem gerida dá bons resultados.

Mas é necessário dizer as organizações imediatistas que abortam seus projetos e desativam áreas que a sustentabilidade não traz resultados imediatos. Que não esperem por milagres ou mágicas. O resultado virá, mas no seu devido tempo (cada projeto tem seu tempo de maturação e retorno). As empresas que hoje colhem frutos nesta área, investiram em corpo técnico e novas tecnologias nos últimos anos. Aprenderam que a sustentabilidade é um bom negócio visto sob a ótica da inovação e melhoria contínua. Melhoraram seus indicadores na área da energia, dos recursos hídricos, dos resíduos, das emissões, da comunicação socioambiental, entre outros.  E isto significa, se tornaram mais competitivas e ganharam mais.

Marilena Lino de Almeida Lavorato é ambientalista, Fundadora do Instituto MAIS de Cultura da Sustentabilidade, e idealizadora do Programa Benchmarking Brasil de certificação de boas práticas socioambientais