A contribuição das startups para a Sustentabilidade
Por Juliana Zellauy Feres
Startups são um grupo de pessoas que se reúne em busca de um novo modelo de negócios, repetível e escalável que soluciona um problema enfrentado por seu público-alvo. Se observarmos a definição de Valor Compartilhado,as empresas devem atuar trabalhando para a geração de valor econômico de forma a criar também valor para a sociedade por meio do enfrentamento de suas necessidades e desafios.
Neste sentido, as startups têm largado na frente por solucionarem problemas atuais urgentes como mobilidade, conectividade, inclusão tecnológica e escassez de recursos. Além disso, estas organizações possuem maior liberdade de atuação, já não têm um market share para defender, nem precisam se preocupar com ativos, processos ou regulações pré-existentes como as organizações tradicionais. Como resultado positivo, esta liberdade de criação fortalece a criatividade e possibilita o desenvolvimento de caminhos nunca antes trilhados, potencializando soluções inclusive na área socioambiental.
Ademais, devido a sua característica de promover soluções que atinjam um grande número de pessoas a baixo custo, elas tem contribuído para lidar com esta agenda de forma rápida e escalável, elementos essenciais para atacar grande parte das problemas socioambientais que atingem bilhões ao redor do mundo.
Entre as startups brasileiras que criaram soluções inovadoras para algumas destas questões, temos o grupo 99, que trabalha com a mobilidade urbana; a Boomera que atua com engenharia reversa transformando resíduos em matérias-primas de novos processos produtivos; a Shooper que oferece a automatização do processo de compras de itens de supermercado com o objetivo de promover a eficiência e combater o desperdício de tempo, combustível e em gastos por impulso; e a So+ma que oferece um programa de fidelidade que utiliza os resíduos recicláveis como moeda de troca em comunidades de baixa renda.
Juliana Zellauy Feres: Profissional com mais de 15 anos de experiência em projetos de sustentabilidade atuando com empresas, ONGs, consultorias, startups e comunidades diversas com o propósito de gerar valor compartilhado.